terça-feira, 29 de abril de 2014

Recreio direcionado



O projeto recreio direcionado foi elaborado pelo diretor Antônio Vianei Fernandes Gama e junto com a participação de todo o grupo gestor da Escola Iranise Bessa de Queiros de Ensino Fundamental. Este projeto expõe uma tentativa de mudança no habito comportamental de algumas crianças que buscam brincadeiras indesejadas, ou seja, brincadeiras agressivas verbalmente e fisicamente. Com isso, o projeto, durante o horário recreativo proporciona para as crianças brincadeiras diferenciadas, como, jogos lúdicos direcionados ao desenvolvimento educativo e também buscando o incentivo a leitura, onde salas são organizadas e climatizadas para que o ambiente seja agradável, fazendo com que a criança comece desde cedo ficar habituada ao ato da leitura.

O projeto funciona com a participação de todos os funcionários da escola, menos o grupo docente, que tem esse momento para merendar e descansar para logo após dar continuidade às aulas. A escola também conta com o apoio dos monitores do projeto mais educação, todos presentam a função de observar e orientar os alunos durante o direcionamento das atividades propostas no horário recreativo, entretanto, isso mostra a importância desse direcionamento, onde até mesmo algumas crianças podem apresentar o papel de coordenador, ao qual o coordenado tem como função ajudar e orientar seus colegas.

A Escola Fundamental Iranise Bessa de Queiros, ensina crianças do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. A escola vem promovendo esta ação durante o horário recreativo.  Este projeto foi elaborado no segundo semestre de 2013 e até os dias atuais este projeto veem mostrando resultados satisfatórios para a escola.


Com o decorre tempo, o projeto recreio direcionado, promoveu melhorias significativas. Pois mudou a realidade do colégio, onde antes alguns alunos apresentavam comportamentos agressivos, esses alunos atualmente se comportam de maneira adequada, e que pode ser observado que durante o horário recreativo os alunos interagem e brincam passivamente, promovendo uma grande diminuição nas brincadeiras agressivas dentre as crianças.

Um comentário:

  1. Olá Carlos Henrrinque !!

    Muito Bacana este projeto. O diretor utilizou-se dos minutos vagos, que seria o momento do recreio, para mudar uma realidade, ou seja, ajudar essas crianças a interagir e a buscar brincadeiras construtivas, buscando uma socialização e o incentivo a leitura de forma prazerosa, entre as crianças em geral.

    ResponderExcluir