quarta-feira, 16 de abril de 2014


Políticas e gestão da educação básica no Brasil




Olá a todos!

Este artigo é muito interessante para o aprofundamento de conhecimento, pois busca explorar como se comporta as normas da politica pedagógica, ao qual, como mostram e fazem politicas apontadas para a gestão da educação básica do brasil. Levantando hipóteses explicativas da ação de programas governamentais, levando considerações de como suas classes demonstram qualidade padronizada para um nível básico no Brasil. O artigo também procura mostrar como ocorre a construção de politicas de parâmetros o desempenho e gestão em democracia da escola publica. E a importância da gestão como objeto de investigação e ação política dentro da educação.







Referências bibliográficas:
Politicas e gestão da educação básica no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1428100.pdf. Acessado em 15 de Abril de 2014.

Um comentário:

  1. Oi Carlos,
    O vídeo é realmente muito esclarecedor e porque não dizer estarrecedor, pois quando fala no investimento obrigatório que deve ser feito na educação e alerta sobre a má administração de alguns políticos corruptos, que envolvem áreas como merenda escolar e aposentadorias como se fossem investimentos na educação, é que percebemos o porquê de a educação em nosso país andar a passos de tartaruga. A professora nos informa quais os meios que podem e devem ser utilizados para que a sociedade fiscalize as contas publicas, e a meu ver nós temos a obrigação de estarmos atentos a isso, pois além dos recursos serem mínimos e mal administrados, há ainda os desvios para outros fins que às vezes é ignorado.
    Outra parte que me chamou a atenção e me fez pensar, é em como os prédios públicos onde fica a elite do poder são sempre tão bonitos e bem estruturados, enquanto as escolas literalmente caem aos pedaços. Por quê? Essa é a pergunta que não se deve calar.
    Como ter educação de qualidade num País em os professores são mal remunerados, as escolas tem uma infra estrutura degradada, e onde em algumas dessas os alunos não tem nem água para beber?

    ResponderExcluir