sexta-feira, 31 de maio de 2013

Proteínas 


Conceito: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva. 


   Observações: 
- Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um.  



- Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.  



Polímeros são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores denominadas monômeros.  



Nota - Uma molécula proteica contém desde algumas dezenas até mais de 1.000 aminoácidos. 0 peso molecular vai de 10.000 a 2.800.000. A molécula de hemoglobina, por exemplo, é formada por 574 aminoácidos e tem peso molecular de 68.000. Justifica-se, assim, o fato de as moléculas proteicas estarem incluídas entre as macromoléculas.  

     Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:.  

- Proteínas simples - São também denominadas de homo proteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo: 

     As Albuminas  

- São as de menor peso molecular  
- São encontradas nos animais e vegetais.  
- São solúveis na água.  
Exemplos: albumina do plasma sanguíneo e da clara do ovo.  



     As Globulinas  
- Possuem um peso molecular um pouco mais elevado.  
- São encontradas nos animais e vegetais  
- São solúveis em água salgada.  
Exemplos: anticorpos e fibrinogênio.  



     As Escleroproteínas ou proteínas fibrosas 
- Possuem peso molecular muito elevado. 
- São exclusivas dos animais.  
- São insolúveis na maioria dos solventes orgânicos. 
Exemplos: colágeno, elastina e queratina.  



     Proteínas Conjugadas 
- São também denominadas heteroproteínas. As proteínas conjugadas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não-proteico, chamado grupo prostético.

Referencia:

Proteínas. Disponível em: http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/proteinas.html. Acessado em 01 de junho de 2013.

quinta-feira, 23 de maio de 2013


As soluções tampão em sistemas biológicos

Uma solução tampão é uma solução aquosa  de  um ácido  e  da sua base conjugada que não sofre variações significativas de pH quando se    adicionam   pequenas    quantidades  ácidos  ou    bases.    São, portanto,  soluções  cujo  pH  ideal se encontra  no  centro  da  zona tampão do par conjugado  ácido/base.  Muitos  processos biológicos dependem  do  estado de  prótons de  ação  de  moléculas  como  as enzimas, sendo, portanto, fundamental o controlo rigoroso do pH do meio em que esses processos se desenrolam. Fluidos como o sangue e o citoplasma  têm  um  pH  definido, geralmente  em torno de 7, e que não muda significativamente  graças à   presença   de   diversas substâncias dissolvidas que atuam como tampão.
Dois dos tampões fisiológicos mais importantes , especialmente em fluidos como sangue, são o tampão  de carbonato e o  tampão onde fosfatos.  O  dióxido  de  carbono  (CO2), um   gás   em   condições normais  de  temperatura,  pode   dissolver-se em  soluções aquosas formando    ácido   o  carbônico,   H2CO3.  Estabelece-se   então  o equilíbrio.
CO2 (g) + H2O (1)  H2CO3 (aq)
A quantidade de íons hidrogênio e carbonato (HCO3-) em solução dependem em primeira instância da pressão parcial do CO2, pois esta determina o equilíbrio entre CO2 dissolvido e não dissolvido em solução. Assim, quanto mais dióxido de carbono for dissolvido, maior será a acidificação da solução aquosa em que este se dissolve.

O tampão de fosfatos, em situação fisiológica, refere-se especificamente ao equilíbrio.
H2PO4- \leftrightarrows HPO42- + H+
Sendo um tampão natural no citoplasma de todas as células, já que o grupo fosfato está presente em diversas moléculas biológicas.



este vídeo mostra experimentos químico-laboratoriais  envolvendo exemplos de soluções tampão, muito  bom!







Referencia:
Solução tampão. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/pH,_pKa_e_solu%C3%A7%C3%B5es_tamp%C3%A3o. Acessado em 23 de Maio de 2013.
Solução tampão. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=QGOeklR_CLI. Acessado em 23 de Maio de 2013.

terça-feira, 21 de maio de 2013


Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam, formando a molécula de aminoácido.

Todas as moléculas de aminoácidos contém um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente chamado de R. Esse radical varia de acordo com o aminoácido, ou seja, cada um dos 20 aminoácidos existentes contém seu próprio radical, que pode variar de um simples átomo de hidrogênio (H), que é o caso da glicina, para grupos bem mais complexos. 






Referencia:
Aminoácido. Disponível em: http://www.infoescola.com/bioquimica/aminoacido/. Acessado em 21 de Maio de 2013.