quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Desenvolvimento das Aves



No desenvolvimento das aves, vemos que no ovócito telolécito, uma grande quantidade de vitelo, ou seja, (gema) também encontramos uma muito restrita de citoplasma ativo que se localiza numa pequena zona denominada cicatrícula. Onde podemos vê-la acima do vitelo. O processo de clivagem é meroblástica a segmentação ocorre apenas na cicatrícula.


Com o prosseguimento dos processos de gastrulação e neurulação ocorrerá à formação do embrião a principio formou-se no blastoderme e que ao longo desse processo sofrerá modificações em sua estrutura discoidal ocorrendo então um alongamento que se tornará tubulosa. Consequentemente aparecem dobras por todo o embrião. Com isso o embrião sobe para cima do vitelo (gema).  Aparecem dobras para baixo em direção caudal e depois em direção cefálica, por fim dobras laterais. Estas movimentações que irá tornar o embrião tubular que confere a conformação vista no organismo adulto.




Este vídeo mostra o processo de desenvolvimento embrionário das aves> muito interessante!










Referencia:

Desenvolvimento das aves. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Ye-p1RWCrU. Acessado em 25 de Outubro de 2013.

terça-feira, 22 de outubro de 2013


Desenvolvimento do ouriço do mar




O ouriço do mar como o próprio nome já diz é um invertebrado marinho. Este animal pertence ao filo echinodermata, e seu sistema digestório é completo, celomado bem desenvolvido, só que não possui estruturas excretoras especializadas. Quando larva apresenta uma estrutura radial. Mas quando adulto é radial.

O ouriço do mar apresenta ovo oligolécito, com isso sua segmentação é holoblástica. Ocorrendo então nas três primeiras clivagens radias ocorrem de maneiras iguais. Mas depois devido à distribuição do vitelo encontrado no ovo então tornam se desigual e radial.  Com isso para haver a formação do embrião será necessário à formação 32 blastômeros.

Nos ouriços do mar a gástrula inicia-se quando a formação da blástula transforma–se perdendo sua estrutura globular e se tornando tetraédrico devido o achatamento do polo vegetativo.  




 Estagio de Gastrula                                                  Estagio Larval






Referências:
Desenvolvimento embrionário do ouriço do mar. Disponível em: http://www.cienciaviva.pt/rede/oceanos/FolhetoReproducao.pdf. Acessado em 22 de Outubro de 2013. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Clivagem meroblástica






Este tipo de clivagem é do tipo telolécita discoidal Este tipo de clivagem é encontrada em ovos de aves e répteis além dos ovos de elasmobrânquios, da maioria dos peixes ósseos e dos moluscos cefalópodes. O ovo destes animais é telolécito, rico em vitelo e com pequena quantidade de citoplasma ativo, este se encontra deslocado e restrito ao ápice do polo animal, o blastoderma ou blastodisco de 2 a 3 mm de diâmetro, a partir do qual se edificará o embrião sobre a massa vitelínica.


O vídeo mostra, com há ajuda de moldes o processo de clivagem meroblástica.



















Referência:

Clivagem meroblástica. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9BUnnV9IEoQ  Acessado em 17 de outubro de 2013.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Desenvolvimento em mamíferos desde a fertilização até a implantação do blastocisto.






O desenvolvimento de fertilização por meio de implantação de blastocistos em mamíferos, só pôde ser feita devido pesquisas e isso promoveu uma maior capacidade pelo meio detalhados de enfoques, onde o fato dependerá da forma como o espermatozoide se encontra capacitado, pois são células morfologicamente diferenciadas, porem imaturas quando liberados em luz de túbulo seminífero. Com isso foi possível através técnicas de fertilização in vitro e com a utilização de gametas humanos o cultivamentos desses gametas. Fora de seu habitat promovendo então informações sobre a fertilização, a segmentação e a implantação do blastocisto de mamífero.












Referência:

Como um mamífero se desenvolve desde a fertilização até implantação do blastocisto. Disponível em: http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/boletimcbr/article/viewFile/582/525. Acessado em 15 de Outubro de 2013.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fecundação



O vídeo mostra o processo de fecundação ao qual demonstra passo a passo. A formação de um embrião dar-se pela fusão, ou seja, a penetração do espermatozoide haploide no ovócito também haploide, dando origem a um organismo unicelular diploide. Ocorrendo então a fusão dos núcleos dos mesmos dando origem a um zigoto que irá conter a metade dos genes, masculino e a outra metade dos genes, feminino, Porem a penetração do espermatozoide no ovócito é de extrema complexidade depende de enzimas e principalmente entre o acrossoma e córtex localizado no ovócito para que por fim, ocorra a fecundação.

















Fecundação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MWH_9mrC0m4.Acessado em 09 de Outubro de 2013.

Gametogênese



Gametogênese





O processo ao qual torna a formação de gametas tanto masculinos como feminino apresenta-se denominado como gametogênese, que se divide em espermatogênese, onde ocorre a formação de espermatozoides nos seres masculinos e ovocitogênese na formação de ovócitos formados pelos seres femininos. Entretanto durante este processo ocorrem divisões mitóticas das células germinativas. Ocorrendo então o surgimento de células com a metade do numero de cromossomos no caso dos seres humanos, por exemplo: (espermatozoide possuindo 23 cromossomos e o ovócito possuindo 23 cromossomos ao todo formando 46 cromossomos). Com isso, ao agrupamento entre esses dois gametas, acarretará o surgimento de um novo individuo. 












Fonte:

Gametogênese: Estagio fundamental do desenvolvimento para reprodução humano. Disponível em:http://revista.fmrp.usp.br/2007/vol40n4/revisao_gametogenese.pdf. Acessado em 09 de Outubro de 2013.

Imagem gametogênese. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/embriologia/img/gametogenese/gametogenese2.jpg. Acessado em 09 de Outubro de 2013.